Descrição do projeto
O projeto SuperAção: fortalecendo famílias para a reintegração, em sua segunda edição, visa desenvolver ações que possibilitem às famílias e acolhidos atendidos o fortalecimento de vínculos, de maneira que possam realizar a convivência familiar e comunitária, pautada em ações protetivas e responsabilidade afetiva, culminando, quando possível, em reintegração familiar.
A proposta ora apresentada se destina, inicialmente, ao trabalho com 27 famílias, sendo 17 (dezessete) em estudo psicossocial e 10 (dez) em acompanhamento pós-reintegração e com os adolescentes/crianças acolhidos nos serviços de acolhimento institucional geridos pela Associação de Educação do Homem de Amanhã (AEDHA)”. Poderá haver certa oscilação no número final de beneficiados, em razão das chegadas e partidas; reorganização dos núcleos familiares e da decisão de não aproximação por parte de algum beneficiário.
Buscando melhores resultados, o trabalho proposto será desenvolvido, preferencialmente, nos territórios de referência dos acolhidos e suas famílias, a saber: regiões Noroeste (Jardim Uruguai, Jardim Bassoli, Jardim Satélite Íris, Parque São Bento, Cidade Jardim, Novo Residencial Jardim Maringá); Norte (Residencial Jardim Shallon II, Jardim Flamboyant); Sul (Parque Oziel, Monte Cristo, Parque Jambeiro, Jardim Campo Belo, Jardim São Pedro Viracopos, Jardim Itaguaçu, Parque das Indústrias); Sudoeste (Conjunto Habitacional Vida Nova; Jardim São Judas Tadeu); Leste (Vila Miguel Vicente Cury).
Avaliamos que as ações elencadas neste projeto fazem parte de um esforço para que possamos contribuir para a promoção humana e bem-estar social dos envolvidos, através do fortalecimento dos vínculos afetivos entre as famílias beneficiárias e seus entes acolhidos, objetivando a garantia da convivência familiar e comunitária, pautada em ações protetivas e de responsabilidade afetiva.
Para isso serão ofertadas às famílias, ações educativas como: Sala de Saberes e Fazeres (coletivas e em domicilio), vivências de cuidados, visitas técnicas domiciliares, comemoração de datas significativas para os participantes de forma individualizada e personalizada; visitas/pernoites do acolhido na residência da família; atividades externas para estreitamento da convivência familiar e apropriação dos espaços da cidade; encaminhamento para serviços diversos conforme demanda; acompanhamento das ações encaminhadas visando a dignidade, bem-estar exercício de ações protetivas e de cuidado. O objetivo é que os participantes tenham a possibilidade de trocar e construir conhecimento sobre o bem cuidar e colocá-lo em prática, tornando seus núcleos familiares mais protetivos, mais saudáveis para a convivência e para o desenvolvimento humano, rompendo assim com violações transgeracionais instituídas.
Acreditamos que o projeto “SuperAção: fortalecendo famílias para reintegração” traz um conjunto de ações extremamente importantes para se refletir sobre a provisoriedade do acolhimento institucional e a necessidade de esforços de toda uma rede de proteção para que os direitos das crianças e adolescentes acolhidos possam ser garantidos.
Neste contexto, deixará como legado, em primeira instância, famílias mais fortalecidas, seguras na execução de cuidado direcionado aos seus filhos, de modo a iniciar um novo ciclo de vivências que irão reverberar nas gerações futuras daquele núcleo familiar. Não menos importante serão os aprendizados obtidos durante a execução da proposta, visto que o conjunto de ações instiga e desafia o fazer técnico executado até o momento pela rede de garantia de direitos do município. Logo o “SuperAção” configura-se como um protótipo de novas práticas emancipatórias que poderá lançar um outro olhar sobre o trabalho com famílias.
Área temática
Área restrita para associados GIFE
Adicione ou ajuste seus projetos
Acessar Vincule-se a esse projeto