Descrição do projeto
Em sua segunda edição, o Verdejando Escolas é um projeto que prevê a cocriação de espaços naturalizados em escolas, feitos junto e a partir dos desejos e necessidades das crianças e comunidade escolar. O impacto pretendido pelo projeto é que, por meio de sua participação e empoderamento, bebês e crianças tenham mais tempo ao ar livre e acesso a um pátio escolar qualificado e naturalizado, enquanto a comunidade escolar apoia e desenvolve novas práticas centradas na escuta ativa, no brincar livre, ao ar livre e em contato com a natureza.
A cidade de Campinas, onde o projeto será realizado, é marcada pela urbanização crescente e pelo desmatamento vertiginoso, o que tem limitado o contato das crianças com o meio natural. São poucas as conexões de fauna e flora e pequena a oferta de espaços verdes para a população, especialmente para as famílias mais periféricas. As instituições de educação infantil da cidade também têm enfrentado desafios para garantir o acesso das crianças à natureza, optando por espaços impermeáveis, cobertos e com materiais sintéticos.
Diante desse contexto, o projeto tem como grupo destinatário bebês e crianças que frequentam a rede de organizações colaboradoras da secretaria municipal de educação de Campinas e acessam a educação infantil gratuita. Busca-se proporcionar a eles espaços seguros e adequados para brincarem e interagirem com o meio natural, promovendo seu desenvolvimento físico, cognitivo e socioemocional, bem como o fortalecimento dos vínculos familiares, comunitários e planetários.
Para isso, serão selecionadas, por meio de edital, três instituições de educação infantil para atuar conjuntamente na execução do projeto. Serão organizações colaboradoras da Secretaria Municipal de Educação de Campinas, que atendem majoritariamente um público vulnerável. Essas instituições serão o lócus de realização do projeto, participando diretamente suas alunas e alunos, envolvidos nas oficinas e em todo processo de cocriação; suas docentes – que participarão de processo formativo continuado ao longo do ano, auxiliando na implementação das atividades com as crianças; e toda a comunidade escolar, que será sensibilizada para as questões do projeto, com foco na escuta das crianças e na importância de seu contato com a natureza.
A metodologia utilizada será o Percurso CoCriança - metodologia própria do CoCriança de projeto participativo - que alia oficinas e codesign em um processo de cocriação com as crianças, buscando escutar e validar seus desejos e necessidades, potencializar uma educação cidadã e ambiental e transformar coletivamente um espaço comum. Sempre com foco em 3 dimensões - crianças, comunidade e espaço -, a metodologia propõe diversas atividades, em múltiplas linguagens, por meio das quais as crianças podem expressar seus desejos, necessidades e opiniões para, então, coletivamente, transformar concretamente os espaços que ocupam.
A metodologia se sustenta em dois pilares: educar e construir. A partir deles, desenvolve-se uma prática de arquitetura participativa, que constrói espaços coletivos enquanto promove uma educação cidadã. Isto é, em paralelo a um processo pedagógico com as crianças, professoras e toda comunidade escolar, ocorre a transformação de um espaço da escola, envolvendo todos esses atores. Desenvolvida ao longo de 12 meses, a metodologia divide-se em 6 etapas: 1) formar, 2) reconhecer, 3) cocriar, 4) projetar, 5) executar e 6) comunicar.
Com resultados que ultrapassam a duração do projeto, o Verdejando Escolas promove, por um lado, uma transformação física no espaço escolar que beneficiará muitas gerações de crianças e professoras. Por outro lado, o processo formativo com as professoras busca fortalecer na escola uma cultura de participação das crianças e de atividades ao ar livre e em contato com a natureza. As professoras tornam-se então multiplicadoras desses princípios, perpetuando os aprendizados em suas práticas pedagógicas cotidianas. Por último, as crianças que vivenciam o processo do Verdejando Escolas ampliam seu repertório de experiências em contato com a natureza e vivem um processo de concretização de suas ideias e sonhos. Ou seja, as crianças experienciam seu poder de, coletivamente, intervir no mundo que as rodeia. Essas são experiências que acompanharão as crianças por toda a vida, podendo impactar suas trajetórias de diferentes maneiras.
O projeto terá tempo de execução de dezoito meses organizados em três ciclos ciclos de seis meses. Serão realizados, no total, 9 encontros de formação com as professoras, 36 oficinas com as crianças - 12 em cada uma das três escolas -, um encontro aberto à comunidade e 30 reuniões de acompanhamento com as professoras - 10 em cada escola.
Área temática
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