Descrição do projeto
Crianças e adolescentes, acolhidas em seus núcleos familiares, com relações parentais positivas ressignificadas a partir de vivências coletivas de arte e cultura, é o impacto pretendido pelo projeto AFETARTE, a ser realizado pelo Semente Esperança com o apoio da Fundação FEAC.
O projeto atenderá 150 crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, bem como seus pais/responsáveis (como convidados fundamentais para o projeto), moradores do Jd. Paranapanema e bairros do entorno, região sul de Campinas. O contexto familiar das comunidades em que este público reside apresenta-se bastante complexo. As famílias, em sua maioria, são chefiadas pelas mães responsáveis pelo orçamento familiar. Os pais têm dificuldades para inserção no mercado de trabalho, fazendo bicos para ajudar na composição da renda. Existem também, núcleos familiares com casos de reclusão do provedor e casos de alcoolismo e drogas. Esta realidade é o espelho do microterritório atendido pela instituição e entende-se que neste contexto, as famílias convivem com os desafios socioeconômicos impostos diariamente, o que, de certa maneira, afetam sua estrutura e equilíbrio, impactando diretamente nas relações de convivência.
Fato este foi comprovado a partir de relatos das crianças e dos adolescentes e de famílias que participaram de algumas ações propostas pela organização. O relacionamento entre pais e filhos tem sido um desafio para as famílias de maneira geral e, em função de diversos fatores trazidos pelas vulnerabilidades sociais, agravados pelo contexto da pandemia, os obstáculos são maiores para o público atendido pela instituição. Esta demanda real e cotidiana, traduz a necessidade de intervenções por meio deste projeto, possibilitando a transformação das relações, para que possam ressignificá-las de forma positiva.
As vivências proporcionadas pelo projeto possibilitarão a reflexão e o despertar para novas formas de relacionamento, aflorando a afetividade entre pais e filhos, tendo a arte e a cultura como fios condutores. Para isto, o projeto está organizado em 3 ciclos de execução (“Quem afeta?”; “Eu afeto e tu afetas”; Nós afetamos”) com oficinas de Ballet, Hip Hop, Percussão, Coral, Violão e Artes Manuais, que acontecerão ao longo de todo o percurso. Os pais/responsáveis interessados, participarão em momentos pontuais (cronograma organizado a partir de pesquisa/relatório de análise), com intuito de garantir a participação plena, de maneira que usufruam do processo com início, meio e fim. As especificidades de cada arte, proporcionadas por cada oficina, desenvolvidas pelos arte-educadores, serão as ferramentas que possibilitarão as mudanças desejadas.
Somando-se a estratégia de realização de encontros/participação nas oficinas, o projeto promoverá orientações e formações com especialistas para o grupo de pais, criando um espaço reflexivo sobre questões relacionadas ao convívio familiar. Além disso, serão construídas as ações do “Comunidade Presente”, que pretende trazer um pouco da história e da cultura valorizada por estas famílias e vivenciadas na comunidade. Estas ações estarão presentes dentro do planejamento a ser realizado por cada oficineiro do projeto, e deverão acontecer trimestralmente.
Ao final do último ciclo de execução do AFETARTE, será entregue o Manual das Oficinas - sistematização, material que garantirá a permanência do projeto, uma vez que a organização pretende implantar as práticas parentais nas oficinas de arte e cultura mantidas por meio de outras parcerias e/ou recursos próprios. Além desta tecnologia social, os resultados conquistados serão perenizados, na continuidade da presença dos pais/responsáveis no cotidiano da instituição, pois há a possibilidade de se tornarem multiplicadores das ações e referência para outras famílias. Estas referências podem transpor os muros da instituição ampliando para outros parentescos familiares e até mesmo comunitários, provocando reflexões sobre práticas parentais em que se permitam afetar-te.
Área temática
Área restrita para associados GIFE
Adicione ou ajuste seus projetos
Acessar Vincule-se a esse projeto