Descrição do projeto

O projeto proposto espera que os adolescentes participantes experimentem e multipliquem novas a habilidades a partir da imersão digital, metodologias ativas e ampliação do conhecimento no uso das tecnologias digitais da informação e comunicação, somando saberes e práticas assertivas aos seus repertórios, favorecendo a autonomia e valorização dos seus potenciais.

Será ofertado para 24 adolescentes de 14 a 18 anos, de escolas públicas, municipais e de ensino fundamental II, localizada da microrregião em que a OSC está inserida espaço formativo dialógico para discussão e compreensão de temas emergentes, culminado em ações propositivas por meio da imersão digital no qual os jovens serão estimulados a mobilizarem a partir de suas percepções outros 160 adolescentes das escolas parceiras.

O território que está localizada a OSC comporta índices representativos de vulnerabilidade econômica e social, presença crescente do crime organizado, cito maior incidência dos crimes: tráfico de drogas e roubo de cargas, em contrapartida nota-se a ausência e negligência do Estado na oferta de políticas públicas para o enfrentamento dessas questões.

A percepção sobre o público adolescente atendido pela OSC nos permite compreender o quanto as mudanças físicas, emocionais e comportamentais geram conflitos e inquietação naqueles que vivenciam este período. As dúvidas constantes sobre como interagir e socializar com seus pares e opostos, círculo parental, estabelecer e concretizar seus anseios, projetos, sem perder de vista a busca pelo prazer e até mesmo aventuras marcam essa fase e incidem em frustrações, bem como a não compreensão de outras questões de esferas coletivas e político social também reverberam para apatia e negligência com o futuro. Nesse imbróglio a procura por identidade se faz presente, assim como a necessidade de compor grupos que se identificam, todo esse contexto nos faz pensar no quanto esses jovens pedem amparo e apoio de uma rede ampliada que pode ser composta por seus familiares, professores, educadores, e outros atores que estão presentes nesse período.

Do lugar do Centro Comunitário fica o compromisso em fortalecer vínculos dos mesmo com seus familiares e os espaços que circulam, também ascender propósitos aproveitando de recursos que eles já conhecem e utilizam, evidenciando o melhor que ele pode oferecer para a conquista de seus projetos, ofertando espaço protetivo e acolhedor que os permitam elaborar e expor suas próprias opiniões, descobrir e administrar seus talentos e multiplicar seus aprendizados, utilizando do espaço multimídia implantado para continuidade do projeto decorrendo dos interesses e disposição em repensar e planejar novas ações a serem desenvolvidas por eles na escola e na OSC.

Área temática

Área restrita para associados GIFE

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