Descrição do projeto

Crianças e adolescentes atuando como agentes em ações de valorização da memória e cultura regional, reconhecendo a diversidade de hábitos alimentares e de culturas gastronômicas, é o impacto pretendido pelo projeto Cultura Viva II, em sua segunda edição. O projeto terá a participação direta de 420 crianças e adolescentes, residentes no Jardim Liliza, na faixa etária de 06 a 14 anos e 11 meses, que além de se encontrarem em situação de alta vulnerabilidade social, estão expostas a outros riscos provocados pela vulnerabilidade de estrutura familiar e emocional.

O Jardim Liliza é um bairro pertencente à região noroeste, marcada por desigualdades sociais expressivas, devido à precariedade e a falta de investimento político social que compromete os serviços básicos de qualidade do território e que acarretam situações bastante desafiadoras para os núcleos familiares. Há altos índices de desemprego, baixa escolaridade, e crianças e adolescentes ociosos e vulneráveis à marginalidade. Soma-se a isso, a dificuldade de acesso a equipamentos específicos de cultura e lazer, somente 02 (dois) estão próximos, e a população para acessar os espaços artísticos e culturais dependem de recursos financeiros e transporte público para usufruir de outras vivências.

As ações previstas no projeto serão fundamentadas por pesquisas e contará com as seguintes estratégias:
- Aprofundamento de conhecimentos – contratação de assessoria profissional, responsável por: proporcionar aprofundamento dos estudos sobre a temática; conectar as oficinas; construir coletivamente todas as ações e/ou apresentações do projeto; e participar da elaboração e aprovação do relatório técnico da consolidação da tecnologia social;
- Oficinas de valorização das culturas locais - serão organizadas as oficinas culturais (dança, teatro, música, artes, entre outras) e a de culinária estará em foco. Será investido na compra de equipamentos, eletrodomésticos e utensílios para a cozinha; pesquisa convidativa para compartilhamento receitas que tenham valores afetivos; contratação de uma profissional da área da gastronomia para assessoria e orientações às ações do projeto, assim como para produzir um livro de receitas regional;
- Mapeamento afetivo do território – contratação de especialista para execução do Mapeamento Afetivo na comunidade, junto com as crianças e adolescentes, com foco em identificar restaurantes/espaços voltados às culinárias regionais e demais espaços utilizados para manifestações culturais e artistas;
- Degustações gastronômicas - serão oportunizados momentos com familiares, parentes e/ou amigos para degustação do que vem sendo realizado nas oficinas, de acordo com a escolha do grupo;
- Saídas externas - haverá programação para 03 (três) saídas externas a restaurantes, selecionados a partir do mapeamento afetivo, onde as crianças e adolescentes terão a oportunidade de vivenciar fora da organização o que estão construindo dentro do projeto. Além disso, mensalmente, um grupo será formado para aplicar a oficina de culinária em outra unidade da organização (Casa Hosana), expandindo os aprendizados do projeto para além dos muros da organização;
- Feira Gastronômica – construída coletivamente, aberta ao público e realizada em espaço cultural do território, também reconhecido no mapa afetivo. Será a finalização do projeto (entrega), momento de compartilhamento do resultado do projeto com amigos, vizinhos e comunidade, e apreciação das diversas culturas, por meio de degustação de pratos típicos e apresentações de danças e músicas relacionadas ao tema, além da mostra de pequenos acervos contendo a história originária de cada prato degustado.

Como produto de conhecimento, o projeto pretende produzir um relatório técnico da consolidação da tecnologia social, com a identificação de processos, fluxos, disponibilização de recursos, entre outros, que servirá para institucionalizar o Cultura Viva. Tornar o projeto permanente não exclui a procura por potenciais investidores e/ou apoiadores, uma vez que a organização tem dentre seus propósitos trabalhar com afinco na captação de novas fontes de recursos e parcerias, assim como também participar de editais para seleção de projetos, sempre buscando sustentabilidade econômica para as ações que se propõe a executar.

A organização já tem uma trajetória de influência e reconhecimento no território pelos serviços ofertados e é referência em espaço para disseminação da cultura, com a proposta de evidenciar a culinária local e construir um mapeamento afetivo sobre o território, vivenciado com a própria comunidade, trará mais legitimidade ao trabalho que realiza na e com a comunidade.

Área temática

Área restrita para associados GIFE

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