Descrição do projeto
O projeto "Singularidades no TEA (consolidação)" tem como objetivo que pessoas dentro do espectro do autismo, sejam protagonistas de suas histórias, atuando com autonomia em suas vidas e famílias, através de uma OSC consolidada como uma das referências no atendimento à pessoa com TEA.
O público-alvo são crianças e adolescentes dentro do espectro, que tenham até 14 anos de idade e residam no município de Campinas. Os atendimentos ocorrerão de maneira multidisciplinar, com profissionais nas áreas de psicopedagogia, fonoaudiologia, psicologia, fisioterapia, musicoterapia, arteterapia e terapia ocupacional, majoritariamente e ainda envolver vários outros profissionais, dentro das especificidades de cada um, psicomotricidade, teatro, entre outras, de acordo com a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, sancionada em dezembro de 2012, na forma da Lei nº 12.764/2012, a assistência à pessoa com TEA deve ser feita por uma equipe multidisciplinar, possibilitando assim o acesso aos recursos necessários para o seu desenvolvimento.
Para além do atendimento multidisciplinar, a ciência do ABA, Análise do Comportamento Aplicada, traz a possibilidade de um trabalho sistemático, com as orientações, encaminhamentos e atitudes, realizadas em rede, com as famílias, escolas e demais redes e atividades, que ocorrem dentro dos territórios de pertencimento da pessoa, levando em conta a multiplicidade de vieses, características, culturas e níveis dentro do espectro.
A demanda vem de encaminhamento das escolas públicas, Centros de Saúde, CRAS, CREAS, e livre demanda. A capacidade desse projeto, é para 85 crianças/adolescentes, com 2 atendimentos individuais em média, mas se estendendo até 4 atendimentos e até 25 atendimentos coletivos, com grupos de até 3 participantes, ou mais, de acordo com as necessidades individuais.
Atualmente o PAICA conta com um convênio com a Secretaria de Educação e segue em um processo de articulação e advocacy visando a celebração de outras parcerias e convênios para garantir a sustentabilidade desse atendimento ao público de acordo com a demanda reprimida do município e a necessidade de um acompanhamento a médio e longo prazo para mensuração dos impactos desse novo formato proposto pela OSC.
Área temática
Área restrita para associados GIFE
Adicione ou ajuste seus projetos
Acessar Vincule-se a esse projeto