Descrição do projeto

O projeto Jovem Chef atende jovens entre 15 e 29 anos, em situação de vulnerabilidade social, residentes em Campinas, e visa a qualificação profissional com intenção para o acesso ao mundo do trabalho formal e/ou fomento do empreendedorismo na área gastronômica.

Através de 15 aulas semanais ministradas no Movimento Assistencial Espírita Maria Rosa o projeto atende 20 jovens por turma e oferece formações na área da gastronomia, panificação e confeitaria. Para além da prática gastronômica, o projeto visa o bem-estar biopsicossocial dos participantes através de formações sobre projeto de vida e habilidades socioemocionais, para além das ações durante o decorrer do curso, o projeto também oferece acompanhamento psicológico e de desenvolvimento para o mundo do trabalho ou empreendedorismo com os participantes até três meses após a conclusão do curso.

Na prática o projeto potencializa jovens oriundos das periferias de Campinas, negros e pardos, da comunidade LGBTQIAPN+, jovens atendidos por diversas proteções sociais, sendo elas básica, média ou alta complexidade e diversas outras configurações de núcleos familiares, promovendo a inclusão socioeconômica de populações historicamente privadas do acesso e oportunidades na sociedade.

Durante as aulas práticas, os jovens vivenciam a rotina de um dia de trabalho em uma cozinha profissional, passando pelas práticas de higiene e manipulação de alimentos, pré-preparo, cocção e higiene da cozinha e dos espaços. Para além da prática e vivência gastronômica, um dos pilares do projeto é o olhar para o projeto de vida e bem-estar social do jovem, com encontros semanais sobre diversos temas que incluem o enfrentamento às violências e desigualdades sociais bem como seu autoconhecimento e busca por seu bem-estar de forma integral.

Após a conclusão do curso prático e as reflexões sobre projeto de vida que totalizam uma carga horária de 97horas e 30 minutos, esse jovem conta com o apoio da equipe do projeto para ingressar no mundo do trabalho na área da gastronomia através de vagas oferecidas em estabelecimentos parceiros ou . empreendendo.

Esse projeto já foi executado em dois ciclos anteriores, e atendeu 133 jovens, gerando 82 vagas de empregos através de parceiros do projeto, isso em um cenário de instabilidade no mercado gastronômico devido a pandemia da COVID-19.

O projeto está alinhado com a ODS de número 8 - trabalho decente e crescimento econômico, e tem como objetivo até 2020, reduzir substancialmente a proporção de jovens sem emprego, educação ou formação. As barreiras existentes frente às desigualdades sociais, podem ser diminuídas a medida que geramos oportunidades de qualificação profissional entre os jovens periféricos, que fazem parte deste projeto valorizando suas potencialidades e capacidades apostando na área gastronômica como uma ferramenta de cidadania ativa e inclusiva. 

Área temática

Área restrita para associados GIFE

Adicione ou ajuste seus projetos

Acessar Vincule-se a esse projeto