Descrição do projeto

O Projeto SOS Pantanal, realizado pelo Instituto SOS Pantanal com o patrocínio da Fundação Toyota do Brasil, busca atuar na conservação do bioma por meio de quatro frentes de atuação: (1) Brigadas Pantaneiras, programa de prevenção e de combate a incêndios para a comunidade local; (2) Águas do Pantanal, monitoramento da qualidade das águas da Bacia do Alto Paraguai; (3) Raízes do Pantanal, compra de mudas produzidas por comunidades indígenas locais para replantio e recuperação de áreas queimadas; (4) apoio logístico, cessão de um veículo em comodato.

As iniciativas são um desdobramento do Projeto Expedição Pantanal que, em 2011, percorreu a região, mapeando as melhores práticas nas áreas de educação, saúde, turismo, meio ambiente e economia, além de outras necessidades mais punjetes da área. 

No âmbito do programa Brigadas Pantaneiras, foram formados 500 brigadistas, com 28 brigadas estabelecidas e 52 monitoradas pelo Sistema Aracuã, abrangendo mais de 674 mil hectares. Essas ações contribuíram para a redução de 57% da área queimada e 71% dos focos de calor entre 2020 e 2023. Já no projeto Raízes do Pantanal, mais de 100 mil mudas de 25 espécies nativas serão plantadas até 2026, com 150 membros das comunidades locais envolvidos, protegendo cinco nascentes e restaurando 80 hectares. O projeto Águas do Pantanal monitora 3.100 km de rios, fornecendo cinco kits de monitoramento da água para comunidades e institutos de pesquisa. Essas ações fortalecem a sustentabilidade do Pantanal e o protagonismo das comunidades na preservação.


Área temática

Saiba mais

Área restrita para associados GIFE

Adicione ou ajuste seus projetos

Acessar Vincule-se a esse projeto